--> 5 in your template.
terça-feira, 18 de julho de 2017

Ciência Afirma : Tomar Banho Todo Dia É Desnecessário e Até Perigoso





Por mais que você não seja uma criatura muito adepta ao hábito de tomar banho, é possível que vivendo aqui no Brasil, tome pelo menos uma ducha por dia, não é mesmo? Apesar disso, como você deve saber, tem gente por aí que toma, tranquilamente, de dois a três banhos por dia, devido ao clima e às altas temperaturas de nosso país o no inteiro.



Mas, apesar de parecer algo correto e limpinho, é certo tomar banho tantas vezes? De acordo com dermatologistas, pelo menos alguns dos Estados Unidos, garantem que nosso hábito é completamente desnecessário. E mais: chega a ser até perigoso para nossa pele!



Foi durante uma matéria, do site BuzzFeed, que especialistas como Dr. Ranella Hirsch, de Boston; e Dr. Joshua Zeichner, de Nova York; explicaram que, na verdade, o ideal seria tomarmos um banho a cada dois ou três dias. Não, você não leu errado, é essa quantidade mesmo!



Tomar banho pode ser ruim?



Isso porque tomar banho demais, especialmente em água quente, pode ressecar a pele, deixá-la irritada e retirar as boas bactérias que cobrem nossa epiderme. Até mesmo fissuras podem surgir a partir do ressecamento, podendo se tornar portas de entrada de infecções.



No caso de bebês e crianças um pouco maiores, por exemplo, os pais deveria ser mais criteriosos ainda na hora de decidir dar um banho. No caso dos pequenos, como explicaram os especialistas, a exposição precoce à sujeira e a bactérias pode criar uma resistência maior no organismo, deixando as crianças mais resistentes a alergias, por exemplo.



E o calorão?



Mas, e como fazer para lidar com o calorão do nosso Brasil? Se você também está se questionando isso, a resposta dos dermatologistas não é lá muito animadora: o ideal seria lavar somente o necessário (e que tem prazo de validade, digamos assim), além de usar menos sabonetes e produtos que, embora deixem o corpo limpo, acabam ressecando a pele.



No entanto, se de tudo você não conseguir ficar dias sem tomar banho (e a gente realmente torce para que você nem invente uma coisa dessas), só de você diminuir o tempo no chuveiro já ajuda muito. Preferir tomar banhos mais rápidos, em água mais fria, também é uma boa medida.



De onde vem a “mania” de tomar banho?



Já, sobre nossa mania de tomar banho todos os dias, ou mais que uma vez por dia, os especialistas contaram que tudo não passa de uma jogada de marketing. Pelo menos é essa a realidade que se aplica aos costumes dos norte-americanos, que ficaram muito expostos a propagandas de sabonetes, logo depois da Guerra Civil no país.



Agora, no Brasil, embora os produtos de higiene pessoal sejam bastante populares em quesito de publicidade, a verdade é que a mania de banho vem desde os primeiros habitantes das terras tupiniquins. Os índios, desde a época do descobrimento, chocavam os portugueses com o hábitos de se banharem sempre para espantar o calor e tirar a sujeira dos corpo.



CEO

Pré Universitário, Engenheiro Informático, Programador Web, Grafic Designer

TAMBÉM PODES BAIXAR

COMENTÁRIOS

FAÇA PARTE DESTE SITE

Copyright © 2016 - 2018 Bwé De Vibes Todos Direitos Reservados - Angola